Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

16 abril 2009

DIA DO ÍNDIO - 19 de Abril

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do índio no Brasil. A data comemorativa foi criada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1943.
Foi escolhido o 19 de abril como o dia do índio devido ao acontecimento ocorrido em 1940 no México, no qual diversas lideranças indígenas foram convidadas a participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com participação de várias autoridades governamentais dos países da América.
Por serem perseguidos e sofrerem vários tipos de desrespeitos, os índios não aceitaram o convite preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos" no congresso, os índios nos primeiros dias não compareceram ao evento. Após dias, depois de refletirem sobre a importância do congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril se tornando um momento histórico.

  • 19 de Abril é um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e de respeito às suas manifestações culturais.

Fabiana Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário