Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

21 novembro 2009

Dia da Consciência Negra em Salvador 2ª PARTE

Ao observar as manifestações nas ruas da cidade e episódios ocorridos nesta última marcha me levaram a crê que o Dia da Consciência Negra virou motivo de campanha eleitoreira em Salvador. Pelo fato da maior parte dos integrantes de movimentos sociais negros serem filiados a partidos políticos, a minha opinião é que de uma forma mascarada se aproveitam da situação para fazer campanhas políticas a favor do partido.

Não tenho nada contra a pessoa Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrario admiro-o pela sua historia de vida, um semi-analfabeto operário chegar e ocupar o cargo mais importante do país, conquistado pelo voto recebido da maioria do povo brasileiro, mas um acontecimento ocorrido ontem 20/11 na Praça Castro Alves (Salvador-Ba), no qual estava presente filmando e fotografando me chocou, levando-me a ter mais a certeza de que realmente o dia da consciência negra agora é motivo de campanha partidária.

Primeiro para ter acesso à praça castro Alves toda a população tiveram que passar por um detector de metais além da revista direta corporal e nos pertences usados como bolsas. Entendo que a questão da segurança é importante pelo cargo que ele ocupa, mas aos eventos que tive a oportunidade de participar nesta mesma praça como em outros locais da cidade, um exemplo de festa, o carnaval, eu nunca vir uma segurança como essa. A segurança pública deve ser para a população não só em eventos que esteja presente qualquer autoridade política, como deve ser também eficiente e sempre constante para toda população da cidade de Salvador.

O grupo Olodum foi barrado de adentrar na Praça Castro Alves porque se encontravam com instrumentos musicais e no local onde foi ocorrido de forma mascarada um discurso político todos que se encontravam presentes não poderia deixar de prestar a atenção a tudo que foi dito pelos políticos que estavam no local.
Ouve um bate boca entre o presidente do Olodum João Jorge e policiais militares e seguranças que estavam trabalhando na segurança do Presidente Lula no evento da consciência negra.

Veja as imagens fotográficas e assista os vídeos




("Conseguir o acesso interno na Praça Castro Alves antes de começar o “espetáculo”, presenciando todo o ocorrido, tendo a sorte de ter outras pessoas que também como eu, havia chegado cedo ao local e dos seguranças não terem retirado das minhas mãos o meu celular pelo fato de está filmando e fotografando aquela cena. Teve um dos seguranças que me olhou de uma forma me dando a impressão de que se ele tivesse a oportunidade teria feito o que relatei anteriormente.")





O presidente da Fundação Palmares Zulu Araújo foi chamado para solucionar o problema e ao ver que não haveria jeito a não ser a liberação, foi dada a ordem para que todos os integrantes do grupo Olodum entrassem com os instrumentos na Praça Castro Alves.





Se o Presidente Lula decretou que no próximo ano, 20 de novembro será feriado nacional e também assinou decretos de regularização de territórios quilombolas, não passou de uma obrigação, o dever dele como presidente e também seria de qualquer outra pessoa que ocupasse o cargo de Presidente da Republica do Brasil. Claro que sabemos que provavelmente outros políticos que existem por aí não fariam isso, não posso negar.

A maneira como vejo escrito em manchetes jornalistas de pessoas bastante instruídas em mencionar “negros têm o que comemorar”, “melhoria do acesso da população negra à educação” e etc. Essas frases empregadas em campanhas, reportagens, a meu ver, de certa forma deixam transparecer uma divisão de raça no Brasil, dando mais força, contribuição para que esta divisão continue existindo.
É o dever do governo, proporcionar melhorias na educação para toda a população brasileira, principalmente para as pessoas que são de baixa renda

Todos os brasileiros devem lembrar e ter a consciência de que antes de tudo todos nós somos seres humanos e sentir muito orgulho de ter a descendência de um povo guerreiro que construiu esse país, infelizmente de uma forma desumana com seu trabalho escravo, não esquecendo que também esse povo influenciou com a sua rica cultura. Influenciou e ainda influencia muito no comportamento, música, gastronomia, arte, no país Brasil.


(Fabiana Cruz Salvador-Ba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário