Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

01 dezembro 2009

Romaria de São Lazaro

No dia 29 de Novembro (domingo) ocorreu no bairro do Engenho Velho da Federação a Romaria de São Lazaro.

As 05h00min da manhã quando é armado o andor com a imagem de São Lazaro e de Nossa Senhora, uma alvorada de fogos anuncia a população a saída da romaria. A procissão é uma tradição que acontece todos os anos no último domingo do mês de novembro.

O cortejo saiu pela manhã da casa da Sra. Neuza residente na Rua Xisto Bahia em direção a Igreja de São Lazaro no bairro da Federação, após a missa a romaria seguiu pela orla marítima no bairro de Ondina em sentido a Avenida Cardeal da Silva retornando ao bairro passando por todas as casas em que a imagem esteve por esses longos anos. Este ano a Procissão de São Lazaro completou 79 anos de existência.




A cada ano a imagem de São Lazaro fica na residência de um morador do bairro escolhido durante as reuniões mensais que ocorrem no decorrer do ano. Este ano a imagem ficará por mais um ano na casa da Sra. Neinha que disse que esse ano está sendo privilegiada pela terceira vez e que os 80 anos da procissão a imagem irá sair da residência dela, fazendo a correção que essa tradição existe há 79 anos e não 77, mencionados nas camisas e faixas. “Antigamente existia duas procissões de São Lazaro no bairro do Engenho Velho da Federação, uma no mês de novembro e a outra que acontecia no mês de agosto essa que foi idealizada pelo já falecido Senhor Vivi das Palmeiras e depois de sua morte decidiu-se a unificação das duas procissões mantendo o calendário da primeira, o mês de novembro”. Esta sugestão foi dada por mim, completou Neinha durante a entrevista.

A Romaria não deixa de ser uma prova de que se é possível conviver pacificamente com as diferenças, exemplo de Tolerância Religiosa por reunir exemplos de seres humanos de vários segmentos religiosos, católicos, adeptos do candomblé e espíritas. Muitas crianças também se encontravam presentes, crianças que são a esperança de não deixar essa tradição morrer, tradição que faz parte da cultura da cidade de Salvador.


Álbum sem título
Neinha devota de São Lazaro há 45 anos e a 28 participa da organização procissão.

Álbum sem título
Erenita devota de São Lazaro há 15 anos acompanha e faz parte da organização da procissão desde quando passou a residir no bairro.

Álbum sem título
Edvaldo Santa Rita morador do bairro de Ondina, há 05 anos acompanha e faz parte da organização da romaria como também da Caminhada Contra a Violência, a Intolerância Religiosa e pela Paz.

Álbum sem título
Benedita Assunção devota de são Lazaro e há mais de 40 anos acompanha a procissão



Fabiana Cruz Salvador-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário