Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

04 agosto 2010

Comportamento Humano

(Por Fabiana Cruz)



Como a maioria dos seres humanos são hipócritas e individualistas. Sabem enxergar e criticar os erros dos outros e não procuram corrigir os seus.

É do conhecimento de todos que existe assentos que são reservados aos idosos, gestantes e deficientes físicos nos coletivos, e quem estiver ocupando, que não se enquadra nessas categorias tem por direito e dever de ceder o lugar.

Ao observar uma cena dentro do ônibus, fiquei analisando aquela situação. Na segunda fileira exclusiva a prioridades, havia uma mulher, jovem, levando no colo uma criança de aproximadamente 3 anos do sexo feminino, ocupando um dos assentos reservados.
Observação; o ônibus estava lotado de passageiros, e todos os outros assentos que são reservados a prioridades, ocupados por idosos.

Seguindo viagem, em uma das paradas, adentrou na condução um senhor de idade, que ao ver a moça instalada no lugar reservado, agiu de forma deselegante, tratando-a com agressividade verbal. E o pior, outro passageiro, jovem, que encontrava-se na terceira fileira, e que podia muito bem ceder o assento para o idoso (lembrando que a mulher estava com uma criança nos braços), declamou uma lição de moral a essa mulher.

Pergunto; cego, ele não era, pois soube enxergar a mulher a sua frente, deficiente também não, pois isso era notório e eu estava observando-o. Agora quero uma resposta; Porque este passageiro jovem não se levantou, cedendo o lugar para o idoso?

"O macaco não olha para o rabo", "Pimenta no do outro é refresco". Bem diz esses ditados populares.


Não estou sendo contra, ao contrário sou a favor e respeito o direito do idoso, pois um dia serei uma idosa, assim espero. Existe o estatuto do idoso, existe a lei para os coletivos, mas também existe casos e casos, o bom senso. Não podemos esquecer que no Estatuto da Criança e Adolescente consta os seus direitos, a criança tem as suas prioridades assim como os idosos e deficientes.

Pela logica, o idoso já viveu, já passou por situações e possui experiências. A criança é um ser indefeso, ainda está em desenvolvimento, tem muitos anos de vida pela frente, e é o "futuro do amanhã". Essa é a minha opinião. Se essa mulher cede o lugar, deixando a criança em pé, desprotegida, e de repente acontece do ônibus dar uma freada brusca, a criança poderia se machucar, e o pior, ter até a sua vida interrompida, não é verdade?


Um comentário:

  1. .

    Nossa! Que viagem torturante.
    Nela não tinha lugar para o talvez,
    tudo era exato e a pena de morte um
    alívio, quem sabe?

    silvioafonso.





    .

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário