Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

08 abril 2009

8 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER

Dia Mundial de luta contra o CÂNCER, Prevenir é o Grande Desafio.
Os números ligados ä doença, divulgados por órgãos oficiais, mostram que mais de 7 milhões de pessoas morrem de câncer e cerca de 11 milhões de novos casos são diagnosticados a cada ano.
Segundo André Murad, coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, a grande dificuldade brasileira para enfrentar o câncer é despertar a consciência da população e classe médica para a importância da PREVENÇÃO. Ele explica que todas essas modalidades de câncer que registram o maior número de casos e de óbitos são preveníveis e que o Brasil conseguiria reduzir consideravelmente a marca apenas adotando medidas simples.
A maioria dos cânceres que estão relacionados à dieta pode ser prevenida, assim como pode ser prevenida a totalidade dos cânceres causados por tabagismo e pelo uso de bebida alcóolica.
Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção. Nesses exames simples podem ser detectados câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, testículo, língua, boca e pele, entre outros.
O câncer pode ser evitado na maioria dos casos, os primeiros passos rumo à prevenção são a educação e a ação. Eles precisam começar pelas crianças.
A Campanha contra o Câncer apresenta quatro importantes mensagens, principalmente para pais e educadores. Segundo elas, é preciso:
- proporcionar às crianças um ambiente sem fumaça de tabaco
- garantir às crianças um estilo de vida ativo, mantendo uma dieta saudável para evitar a obesidade
- tomar conhecimento de vacinas contra casos de câncer relacionados a vírus, como tumores hepáticos e câncer do colo do útero
- evitar a exposição excessiva ao sol
A Campanha Mundial contra o Câncer tem seu principal foco na população em geral, mas também incentiva o setor público a colocar o câncer na agenda de discussões.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer, http://www.inca.gov.br/
Site: Boa Saúde
Site: luxuriantewordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário