Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

22 julho 2009

A importância da atenção dos pais na vida do filho

A criança na fase adulta é a imagem refletida da educação recebida de seus pais. Os pais são os principais responsáveis em ensinar valores na formação de um cidadão.
Durante a infância toda criança precisa ter a presença constante dos pais, dando todo amor e atenção. Tudo isso em conjunto é de grande importância no desenvolvimento da capacidade humana.
Infelizmente alguns pais não possuem a consciência de sua responsabilidade de educador na vida de uma criança. Existem determinados homens e mulheres que exercem esse tipo de comportamento. Alguns desde o nascimento de um ser indefeso, outros mesmo existindo ainda o convívio e os que acham ou por conseqüência da separação entre o casal não continuam assumindo o seu dever. Homem e mulher se separam pai e mãe da vida de um filho, não.

Porque determinadas pessoas exercem esse tipo de comportamento com um ser indefeso que não pediu para nascer e que necessita de cuidados?

Alguns homens e mulheres por não estarem preparados psicologicamente para o nascimento de um filho, não conseguem sentir o amor, carinho e atenção com a criança ex: na gravidez indesejada ou inesperada em adolescentes. Não se pode esquecer que existem muitas mulheres que dão o chamado golpe da barriga com a finalidade de manter a relação, simplesmente prender o companheiro mesmo sabendo que essa atitude não é correta e que no final pode não vim a dá certo e o homem sob pressão, não sentem afeto, não assumindo o filho. No final, quem acaba sofrendo, sendo a vitima dessa historia é uma pequena vida.
A mulher vitima de violência sexual que acaba engravidando e com o nascimento da criança sem ter tido um apoio de um profissional capacitado e da própria família não conseguem sentir o sentimento pela maternidade pelo simples fato da criança ser a lembrança do crime que sofreu em sua vida, esse transtorno leva a mulher a depressão pós-parto e muitos casos de abandono no Brasil. Existem também outros exemplos de irresponsabilidades sem serem esses citados acima.

A falta de afeto faz com que a maioria das crianças sofra de problemas emocionais e se não recebem cuidados de imediato, pode ser prejudicial na sua formação.
Atualmente atitudes de pais irresponsáveis são um dos motivos que leva alguns jovens obterem um mau comportamento em sua vida e perante a sociedade, sendo pessoas agressivas, usuário de drogas e muitas vezes se envolvendo com a criminalidade se tornando um problema social.


Fabiana Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário