Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

27 outubro 2009

25 de Novembro, Dia do Samba de Roda do Recôncavo em todo o estado da Bahia

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa do vereador baiano, Luís Monteiro da Costa para homenagear Ary Barroso, grande compositor que compôs o conhecido sucesso "Na Baixa do Sapateiro", sem ainda ter conhecido a Bahia, sendo a data de sua visita a Salvador pela primeira vez, escolhida para ser comemorado O Dia do Samba. A festa foi se espalhando pelo Brasil virando uma comemoração nacional, sendo festejada principalmente em Salvador todos os anos no dia 2 de dezembro. Só que o estilo de samba que é comemorado em Salvador e no resto do estado da Bahia todos os anos, não é o tradicional samba da nossa cultura popular baiana e sim o chamado Samba Carioca.

Atualmente no estado da Bahia se escuta vários estilos que foram originados do samba de roda, o conhecido pagode baiano que está se tornando uma decadência no cenário musical, o partido alto que se originou do tradicional samba carioca.
Por está caindo no esquecimento, muitos jovens baianos nunca ouviram, não conhecendo as raízes da sua própria cultura, o Samba de Roda e suas variações como, o samba chula, samba martelo e etc.

O samba de roda é diretamente ligado ao candomblé no culto aos orixás e a capoeira, e o tradicional Samba de Roda Recôncavo Baiano recebeu o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade reconhecida pelas Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O anúncio divulgado em Paris no dia 25 de Novembro de 2005, pelo Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura.

A Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia, sedeada na cidade de Santo Amaro da Purificação (Recôncavo Baiano), formado pelos Mestres e Mestras da Cultura Popular, faz um trabalho de resgate a cultura do samba de roda, o samba Chula, para não se deixar morrer essa tradição que tem sempre nas letras de suas cantigas a história de vida (na trabalho da lavoura, comportamento, na luta) de um povo.

A Entidade está elaborando um projeto a ser enviado ao Ministério da Cultura solicitando o decreto da data de recebimento do título pela Nações Unidas para ser comemorado em todo o estado da Bahia, o dia 25 de Novembro como o dia do Samba de Roda do Recôncavo. Os membros da Associação decidiram realizar uma mobilização e no próximo dia 25 de novembro de 2009, ocorreram diversos eventos em todas as regiões do estado da Bahia, cada grupo fará apresentação em sua cidade de origem por conta própria e sem patrocínio financeiro, na esperança somente de ter o apoio da imprensa na divulgação.

Em Salvador o Grupo de Viola Os Vendavais liderado por Mestre Nelito, fará o seu evento no bairro no qual todos os integrantes do grupo reside, no bairro do Engenho Velho da Federação na Associação de Moradores da própria comunidade na Rua Apolinário Santana. A programação dará inicio às 16:00 horas do dia 25 de Novembro com a exibição do Documentário Cantador de Chula e em seguida a apresentação do grupo.

(Fabiana Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário