Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

26 outubro 2009

Como deve ser utilizado o ENEM na Educação no Brasil

No seu início, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), era um artifício utilizado como forma de avaliar a qualidade da educação no Brasil e no decorrer da sua criação, aconteceram mudanças e atualmente o exame esta sendo usado como ingresso do estudante brasileiro nas universidades e a cada ano com o aumento no número de participantes, com o tempo o ENEM, irá substituir o vestibular.

Agora como é que um exame que foi criado para avaliar uma educação que todos nós brasileiros, sabemos que é de péssima qualidade pode ser usado com a finalidade de servir de ingresso ao estudante à universidade?

Alguns estudantes conseguem adquirir um bom aproveitamento no ENEM pela sua força de vontade, buscando conhecimentos por conta própria e não por aproveitamento de aprendizagem em sala de aula. Então com o desempenho dessas pessoas que por conta própria buscam o conhecimento, por não ficar só esperando a melhora do governo, o resultado aparentemente fica como se o ensino do Brasil não fosse os dos piores.

Respondendo a pergunta; O exame não deve ser usado, assim como o vestibular, como método de ingresso dos estudantes nas universidades, isso se torna um fator negativo, mas sim ser usado como complemento na educação escolar e no decorrer do ultimo ano do ensino médio servir como somatória de notas com as outras avaliações obtidas em todo ano letivo e com o termino dependendo do desempenho avaliado em todo o histórico escolar, o estudante possa ter o direito de ingressar direto na universidade. Evitando as fraudes que podem já ter sido ocorridas sem se tornar pública em que todos os brasileiros ficassem sabendo, como o vazamento da prova, esse transtorno recente, que todos os estudantes brasileiros acabaram de sofrer a pouco tempo.

É preciso haver mudanças na educação do Brasil e para isso é necessário um novo projeto no sistema de educação. Os governantes se conscientizarem e cumprir com as suas obrigações pelo cargo que ocupam no qual foram eleitos com o voto do povo. No caso da educação, proporcionar um ensino nas escolas das redes pública do Brasil de boa qualidade para o desenvolvimento do país.

Ao observar a maneira como são bem elaborados os textos, das perguntas serem extensas, na minha opinião existe um diferencial perante aos outros métodos tradicionais de avaliação da época que ainda eu era estudante, enriquecendo o ENEM. O fator positivo é que no conteúdo do exame além de existir assuntos didáticos pedagógicos tradicionais da educação escolar, na prova também é abordado a questão social existente na nossa sociedade.

Como no momento atual o ENEM é utilizado não mais como avaliação do ensino brasileiro, mas como oportunidade do estudante adentrar na universidade, é importante perceber que além de ter o conhecimento do assunto estudado desde o início da trajetória escolar, o candidato deve ser um leitor assíduo na sua vida cotidiana. Com a leitura, saberá ter o domínio da escrita para conseguir o resultado satisfatório, na redação proposta que é o principal de peso maior de avaliação da prova.
Finalizando, não é decorar as regrinhas e respostas de determinados assuntos para conseguir um bom desempenho e se sobressair na classificação perante aos outros candidatos e sim, estudar e compreender. Não esquecendo que deve está sempre atento a tudo que lhe cerca as atualidades, mudanças existentes no mundo.

(Fabiana Cruz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário