Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

03 fevereiro 2010

02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá.

Por Fabiana Cruz


02 de Fevereiro é comemorado o dia da Rainha do Mar, Iemanjá. A tradição deu-se início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores da colonia de pesca do bairro do Rio Vermelho resolveram pedir ajuda a Rainha do Mar devido a escassez de peixe. Foi feito um balaio com presentes para agradar Iemanjá, resultado disto; A Mãe D'Agua atendeu o pedido.
No ano seguinte foi feito a mesma oferenda, que virou uma tradição, este dia ficou conhecido como o 02 de Fevereiro dia da Rainha do Mar, dia de saudar Iemanjá.
O 02 de Fevereiro entrou para o calendário de festas populares do estado da Bahia, fazendo parte da cultura popular.

Todos os anos milhares de fiéis, adeptos do candomblé, católicos e turistas, lotam o bairro do Rio Vermelho desde a madrugada do dia 02. É formada uma fila extensa para entrega de presentes; flores, perfumes, joias etc. Às 16 horas um grupo de pescadores saem com o balaio principal em sentido ao alto mar e exatamente as 17:00 horas a oferenda é colocada ao mar.
Segundo a tradição, quando as oferendas voltam para a areia do mar, é sinal que o presente não agradou a mãe das águas salgadas.

Este ano ocorreu um contra tempo com o presente principal, devido um problema com o veículo que transportava a imagem que se encontrava em Arembepe atrasando a chegada na colonia de pescadores causando uma longa e demorada fila.
O presente foi uma escultura em fibra de vidro com a imagem de uma sereia negra assinada pelo artista plástico Washington Santana, representando a consciência negra.


Confira as imagens da festa!




Fabiana Cruz poetisa Salvador-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário