Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

04 fevereiro 2010

Problemas enfrentados pela juventude negra baiana no sentido de alcançar uma carreira de sucesso

Por Fabiana Cruz


A educação no estado da Bahia é uma das piores do Brasil. Atualmente é difícil ver-se profissionais qualificados e realmente comprometidos com a qualidade de ensino, e além disso o governo não se preocupa com está melhoria. Este é um dos problemas enfrentados pela juventude negra baiana no sentido de alcançar uma carreira de sucesso.

Salvador por incrível que pareça, onde a maioria de seus habitantes são negros, existe o racismo. Sendo que uma grande parte desta população são de baixo poder aquisitivo, predominando na cidade a desigualdade social.

Por serem negros e de baixa renda, esses jovens enfrentam diversas dificuldades para estudar e obter uma formação acadêmica. São obrigados desde cedo a ter que trabalhar e estudar ao mesmo tempo para poder ajudar no sustento da família e para muitos isto se torna impossível, conciliar os estudos com o trabalho tendo que optar por uma das duas opções.

Hoje a juventude negra, pobre para vencer este desafio, conseguir sair deste quadro de tanta desigualdade utilizam-se de recursos que são oferecidos pelo governo por iniciativas de ONG e movimentos sociais, além disso o jovem deve ter muita força de vontade e enfrentar todos os obstáculos que se encontram no meio do caminho, não desistir, "ir a luta", em busca do seu crescimento, seu lugar na sociedade como todo cidadão.



OBS: Tema proposto na redação do processo seletivo do Projeto Sócio Afirmativo (Curso preparatório para concursos públicos e qualificação socioprofissional), Salvador-Ba.

Um comentário:

obrigado pelo comentário