Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

25 fevereiro 2010

A dificuldade de ascensão social do negro no Brasil e as estratégias a serem tomadas para o progresso da população negra

Que fatores dificultam a ascensão social do negro no Brasil?

Pelos fatores históricos e sociais o negro ainda é visto no Brasil como escravo, sendo associado a tudo que é de negativo, ligado principalmente a violência. A discriminação, a má qualidade na educação pública que consequentemente leva a falta em oportunidades de empregos e a própria baixa estima do negro dificulta a sua ascensão social no país.


Que estratégias/ações individuais e coletivas devem ser tomadas para o progresso do negro brasileiro?

Hoje as estratégias necessárias para o progresso do negro brasileiro são as políticas públicas afirmativas, o resgate da cultura negra para a conscientização dos afros descendentes na valorização das suas origens e com a sua auto-estima.
Lembrando que essas ações deveriam ter sido elaboradas desde o fim da escravidão no Brasil para que hoje a população negra fosse respeitada na sociedade brasileira.



(Por Fabiana Cruz, Pamella Damasceno, Sara Regina Santana, Ione Costa e George Alan em 25/02/10 Salvador-Ba)


Atividade em sala de aula solicitada pelo professor Otto Vinicius da disciplina Gênero e Raça do Projeto Sócio Afirmativo (Curso preparatório para concursos públicos e qualificação socioprofissional), Colégio Hamilton Lopes Salvador-Ba.

2 comentários:

  1. iNTERESSANTE ESSES ESPAÇO ESPERO PODER VOLTAR MAIS VEZES, E AGUARDA A VISITA DE VOCES LA TBM VENAHM SENTE COMIGO EM MEU BLOG, TOMAREMOS UM VINHO PARTICIPE, COMENTE, SUA OPINIÃO E MUITO IMPORTANTE

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário