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16 abril 2009

Dificuldades que vivem a População Indígena

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) criada em 1967 é o orgão o do Governo Federal brasileiro que estabelece e executa a política Indigenista no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição brasileira de 1988.
Compete à FUNAI promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. A Fundação tem, ainda, a responsabilidade de defender as comunidades indígenas, de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas, gerir o seu patrimônio e fiscalizar suas terras,/impedindo ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento. A Funasa é também a instituição responsável pela promoção e proteção à saúde dos povos indígenas.
A missão institucional da Fundação Nacional de Saúde é realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção integral à saúde indígena, promovendo a saúde pública e a inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o SUS e com as metas de desenvolvimento.


  • Como determina a Constituição Federal é o dever da FUNAI defender a população indígena, além da integração dos índios a sociedade lhes dando acesso a educação e a FUNASA proteção a saúde.

Mas na realidade não é bem isso que acontece, relata o Cacique Youá da tribo Kariri-Xocó.
"A FUNAI não dá o apoio necessário a população indígena no acesso a educação nem em proteção e a FUNASA em saúde a nossa comunidade". (Cacique Youá)

"Nossas terras continuam sendo invadidas pela população da cidade, não temos o apoio do governo nem dos órgãos competentes (FUNAI e FUNASA). Não podemos ficar doentes, porque se for depender da FUNASA, um transporte para levar um índio ao hospital não se tem. Como desculpa, já ouvimos alegação de não ter gasolina para por nos carros para fazer o transporte.
As nossas crianças só estudam até a 4ª serie, sendo que leva anos para concluir e quando termina, mesmo assim muitas mal sabem fazer o própio nome, devido o ensino ser de péssima qualidade, pois o governo quer que o índio continue analfabeto para não saber reivindicar os seus direitos.
Passamos por muitas dificuldades, não temos terra fértil para plantação para garantir o nosso alimento, o pouco que temos ainda dividimos com os animais. Na caça e pesca temos também o cuidado na preservação desses animais.
Em relação à ajuda financeira por parte dos órgãos públicos, só as crianças que estão na escola ainda recebi o benefício do governo, já os adultos para receber a aposentadoria pelo fundo rural além ter o registro do cartório (registro de nascimento) é necessário a autorização da FUNAI. Sendo que para conseguir essa autorização que é a principal, já morremos devido o tempo (anos) que leva". (Cacique Youá)


Mensagem a sociedade:
"Quem discrimina a população indígena, os negros, qualquer outra cultura é oca, uma pessoa vazia, que anda na escuridão e precisa de luz, confiar em Deus. Eu viro as costas para esse tipo de gente" (Cacique Youá)

Esses foi o depoimento feito pelo Cacique de grupo Youá, tribo kariri-xocó em a sua visita aos alunos do Colégio Nabuco em comemoração ao dia do índio no dia 13/04/09, como parte do cronograma pedagógico.
"A educação é o resultado de um trabalho em conjunto família x escola" (Valdimarina Alves Nabuco).
Como prova dessa tese, estou como testemunha de como é importante os país participarem dos projetos pedagógicos atuando sempre presente dentro do estabelecimento de ensino de seus filhos. É o motivo no qual me levou escrever e publicar esta matéria, por minha filha estudar nesta escola e de uma certa forma a minha atitude como principal responsável na sua educação, servir como exemplo para que outros pais façam o mesmo com seus filhos.


Fabiana Cruz

3 comentários:

  1. Está muito interessante!

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  2. Bela entrevista, que pena os meios de comunicação(jornais, não fazerem e divulgarem esses tipos de reportagem.
    Que esse blog sirva de exemplo para certos jornais.
    Parabéns por esse lindo trabalho.

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  3. Nossa que legal, uma escola levar até ela a visita de indíos, isso contribui para que as crianças, se interessem mais pelo assunto, e influencia na educação.
    Bem interessante!

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obrigado pelo comentário