Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

08 junho 2009

MINHA GUERREIRA, ELIETE ALMEIDA / Traição / O punhal e as costas/ PEDESTAL DE MENTIRAS

ELIETE ALMEIDA (Minha Mãe Guerreira)

AMA O PRÓXIMO.
FAZ O BEM SEM OLHAR A QUEM.
GRANDE SER HUMANO.
 
QUEM ESTEJA A BEIRA DE UM ABISMO,
SOCORRE E AMPARA.
DANDO SUA CARA, A TAPA.
 
ULTRAPASSA BARREIRAS E OBSTÁCULOS.
ENFRENTA TODAS AS DIFICULDADES
DA VIDA, SEMPRE,
DE CABEÇA ERGUIDA.
 
É UM EXEMPLO DE DIGNIDADE,
AMOR, BONDADE E AMIZADE .
 
ELIETE ALMEIDA,
MINHA MÃE GUERREIRA.


Poema de Fabiana Cruz compositora, poetisa e promotora cultural (Salvador/BA)almeida.fabicruz@gmail.com





Traição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros.

Juridicamente
É tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido.

Lei Militar
Na lei, traição é o crime de deslealdade de um cidadão à sua pátria. Por exemplo, em tempos de guerra, uma pessoa que coopera ativamente com o inimigo é considerado um traidor.

Popular
No dito popular, traição significa adultério.

Definição Psicologia
Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."

Dicionário Segundo o Aurélio:
Traição. (do lat. traditione,entrega)1.Ato ou efeito de trair (se). 2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo. 3. Perfidia, deslealdade, aleivosia. 4. Infidelidade no amor. http://pt.wikipedia.org/



O punhal e as costas

Enéias Teles Borges

São íntimos, mas não amigos. Eis o relacionamento que existe entre o punhal e as costas. A punhalada pelas costas é um dos grandes símbolos da covardia (isso se não for o maior). No antigo oeste americano covarde era aquele que atirava quando o oponente estava de costas. O clamor, à época, era pelo enforcamento do medroso traiçoeiro.

Hoje, com o advento da "civilização" e a "implementação da Lei", a maneira utilizada para descrever a covardia está contida no relacionamento tenebroso entre o punhal e as costas. A frase "fui apunhalada (ou apunhalado) pelas costas" é o canto que quebranta o espírito ao massacrar a alma. Quem não suportou ainda essa indescritível, penetrante e maldita dor?

A dor lancinante promovida pelo punhal ao adentrar as costas é mais intensa na medida em que mais próximos são o portador do punhal e quem detém as costas. A dor da traição covarde é maior na proporção da suposta amizade que existia entre o dono das costas perfuradas e aquele que se utilizou do punhal. Meus amigos: tal dor faz chegar à boca o sangue com sabor amaro. Quem seria capaz de descrever tamanha injúria? Somente quem sofreu enorme desgraça.

Os centros de "apunhalamento" são surpreendentes. Jamais se poderia esperar que essa grande maldade nascesse e prosperasse, essencialmente, nos lugares que dizem combatê-la, tendo como estandarte uma tão falada "lei moral".

É aí que reside o efeito demolidor da punhalada nas costas: sua origem e o meio no qual vive e viverá tal origem. É ranço de loucura desmedida que insta em brotar em corpos férteis – sim: aqueles corpos permanentemente robustecidos por adubos sacrílegos! Adubos elaborados e sortidos, industrializados e embalados nos depósitos imensos da falsidade humana...

O sentimento de quem recebe a punhalada nas costas segue numa crescente: primeiro a surpresa, depois a dor e por fim a decepção. Decepção? Sim, quando se é possível identificar de quem veio o golpe mortal...

Aos que conseguirem sobreviver à punhalada, sempre traiçoeira e esquematizada nas tocaias do esgoto, segue um conselho: o punhal tem como objetivo único a promoção da morte. Quem o usa tentará de novo. Busquem e mantenham distância segura ou, pelo menos, usem coletes à prova de covardia...

Postado por CONVICTOS OU ALIENADOS?http://convictosoualienados.blogspot.com/



PEDESTAL DE MENTIRAS

Em um forte e caloroso abraço
Duas adagas manchadas de sangue.
Em um caloroso e apaixonado beijo
O veneno amargo do ódio.

Num elogio falso
O verdadeiro monólogo da inveja.
Em um sorriso espontâneo
O bote da serpente.

Sob aplausos
Um temporal de socos e pontapés.
Num aceno de adeus
A obscenidade.

Num gesto de perdão
A eterna vingança...

Poema de Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), escritor, poeta e produtor cultural, Machado-MG machadocultural@gmail.com

Um comentário:

  1. O poema Eliete Almeida (minha mãe guerreira) fiz com muito amor, carinho e adimiração a esse grande ser humano.

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário