Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

28 agosto 2009

A decadência no cenário musical de Salvador


O cenário musical baiano, propriamente de Salvador, existe uma divisão de “classe” (o axé e o pagode), uma disputa entre esses dois seguimentos, sendo que entre os artistas do axé, muitos desses acham que o seu estilo é superior do que o artista do pagode.

Vemos muitas opiniões de pessoas que dizem que algumas das musicas tocadas nas rádios sem conteúdo “isso só pode ser coisa de pagodeiro”.
O pagode de Salvador sempre existiu letras de duplo sentido, que no seu inicio eram leves (como uma brincadeira), mas atualmente as letras na sua maioria além de não ter conteúdo, denigrem a imagem da mulher. E o pior, parece que as mulheres não se importam com isso, tanto que dão a ousadia de continuarem fazendo esses tipos de trabalho. Falo porque se não dessem esse espaço em ouvir e ainda dançar de forma sensual, não fazem nenhuma reivindicação para a conscientização da velha e nova geração de compositores baianos.

Vamos ser sinceros que as pessoas que acham isso estão certas, mas não é só no pagode que ouvimos trabalhos de má qualidade, na verdade, em ambos os seguimentos na sua grande maioria.
As musicas que escutamos pode ter até suingue, “batida” que envolve e estimula o corpo a dança, mas as letras das musicas são ruins. Parece-me que alguns dos compositores da Bahia não se preocupam mais em compor, escrever bons trabalhos, tanto no axé como no pagode, letras de conteúdo.
(Fabiana Cruz Salvador-Ba)



Vejam quanta baixaria de uma mulher (sendo ela professora de educação infantil), por esses últimos dias na casa de show Malagueta na cidade de Salvador.
Apesar de que não foi só ela que estava presente contribuindo com o "magnífico espetáculo". Como outras mulheres que também não se valorizam se encontravam presente no recinto participando como dançarinas voluntárias (dançando de graça), denegrindo a imagem da prórpia mulher e ajudando o cenário musical do pagode baiano ser sempre criticado pelos outros segmentos musicais.
Os vídeos produzidos por telespectadores foram para no You Tube e o caso ocorrido acabou sendo divulgado e virou centro das atenções em toda a mídia, saindo varias matérias sobre o assunto. Muitas são criticas, sendo que algumas pessoas dizem não achar nada demais. E ainda por cima, tem programas jornalísticos que culpam somente a banda de pagode, precisamente o vocalista de indução pornográfica a essa mulher que é maior de idade, uma pessoa instruída, sendo ela uma professora.
Claro que opiniões de pessoas que não estão preocupados com a imagem da mulher e com a decadência da cultura popular, nesse caso o pagode (originado do samba) na Bahia.
(Fabiana Cruz Salvador-Ba)

Vejam matérias que sairam no blog do Kuelho:


Professora baiana é demitida só porque dançava “toda enfiada”.

Uma professora baiana, apreciadora de pagode, foi demitida porque estava no ensaio da banda “O Troco” e aparece fazendo uma coreografia erótica da música “Todo Enfiado”.
A história toda aconteceu na casa de shows Malagueta Hall, foi demitida do colégio em que trabalhava. Motivo:
O vídeo foi parar no Youtube, a cidade toda começou a comentar, levando a diretora e os outros professores da escola a assistirem as peripécias da educadora. Não deu outra, mandaram a coitada pro olho da rua pra tristeza da maioria dos alunos.
“Ela era muito descontraída e ensinava bem.” comenta um dos alunos.

Agora a banda “O troco” precisa fazer alguma coisa por ela, já que está desempregada por causa da música deles. Eles têm que arranjar um emprego pra moça.
Uma sugestão? Dançarina, ora!
Falando sério: Antes de mais nada parece tá rolando um grande preconceito na questão.






O Troco - Toda Enfiada

Professora que dançou "Todo Enfiado" diz que consumia álcool.

Esta semana publicamos uma matéria aqui no Blog do Kuelho sobre a professora que foi demitida porque estourou no Youtube um vídeo em que ela dançava a música “Todo Enfiado” e foi uma tremenda polêmica que dividiu opiniões.
No vídeo o cantor da banda O troco, Mario Brasil, levanta o vestido dela e estica a calcinha da professora até ficar totalmente enfiada em suas partes íntimas.
A moça das imagens é uma professora de matemática para crianças de 5 a 7 anos de idade que lecionava no Instituto Social Objetivo (ISO), no bairro de Brotas, em Salvador na Bahia.
O “sucesso” de vídeo chamou a atenção da diretoria do colégio que acabou demitindo a pró.
“Não tiro a razão da escola porque trabalho com educação infantil. Todo ser humano erra e estou arrependida. Não estava nas minhas condições normais. Consumia álcool", confessou a educadora, de 28 anos de idade que é mãe de uma filha de 7, e que mudou forçadamente do próprio bairro por causa dos comentários.
“Aquilo foi só uma brincadeira, não faz sentido ela ter prejuízo por isso." Comenta um dos integrantes da banda revoltado com a demissão da professora dançarina.


Só quero saber de uma coisa:
A banda O Troco tá esperando o quê pra contratar essa moça?


Qual a sua opinião sobre esse assunto?
Você como pai e mãe, permitiria que seus filhos fossem educados por uma profissional que exercesse esse tipo de comportamento?




Fabiana Cruz compositora e poetisa Salavdor-Ba.

Um comentário:

  1. Gostei do Blog!!!
    Retribindo visita!
    Beijo grande pra tudos os blogueiros dessa página!!!
    E caso sério esse da pró né? Fiz uma enquete lá pra saber a opinião do povo e to pirando com os resultados.
    Vai entender a nova sociedade.
    Valew o link da matéria.
    Abraços

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário