Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

21 setembro 2009

Fé, Confiança, Coragem, Paciência...


Para conquistar vitórias na vida e assim viver uma vida de sucesso, conheça, acredite e ponha em prática - agora - essas quatro palavrinhas!

Creia, já tentei de tudo nessa vida!

Minha busca por respostas que ajudassem a encontrar o melhor de mim para mim começou no quintal de chão batido, no toque do tambor, em terreiros de Umbanda, Quimbanda, Candomblé. Curvei-me aos Pais de Santo, Mães de Santo, Filhos de Santos e todos os demais membros da grande família Santos. Acendi velas, fumei charuto, bebi cachaça, enrolei ebó, matei galinha, fiz entregas na encruzilhada, na cachoeira, na Praia Grande; Creia tudo isso eu fiz e não incorporei qualquer resposta.

Mas não esmoreci. Voltei meus olhos aos céus. Consultei astros e estrelas em busca de conjunções benéficas, de um trânsito fluido com aspectos favoráveis e nada, nem um mapa que me indicasse respostas. Joguei meu destino à sorte, às cartas, tarô, runas, pif paf, 21 e bacará. Nem uma boa mão com respostas. Calculei que o mais exato encontraria nos números e mais uma vez não obtive nada que somasse.

Astrólogos, Tarólogos, Numerólogos bem que tentaram, mas não tinham respostas. Segui minha busca nos ensinamentos do Budismo Tântrico, Tao, Reiki, participei de todos os cursos sobre todos os temas, frequentei templos e igrejas, ouvi sermões de padres e pregações de pastores e, ainda assim, não recebi as bênçãos das respostas. Nenhuma que ajudasse a me encontrar!

Nessa busca desenfreada, acabei esbarrando com o acaso. Não um mestre, tampouco iluminado, simplesmente ninguém, uma dessas pessoas que parecem nada significar, sem rosto ou referência, e que por representar tanto nada, sussurrou-me tudo em quatro palavras: Fé, Confiança, Coragem, Paciência... Ininteligível, balbuciou ao pé do ouvido: recite por todos os dias da sua vida essas quatro palavrinhas. E insistiu: recite e sua vida vai melhorar.

Ora, que ironia, o primeiro sinal de resposta surgindo de onde menos se espera de quem sequer damos atenção, de um desses milhares de seres que nos rodeiam, mas tornamos invisíveis pela errônea presunção de que as respostas que buscamos sempre virão dos sábios, dos cultos, nunca dos mais humildes, dos menos reconhecidos. Com esse alguém ninguém, mais vulto que pessoa, aprendi.

As quatro palavras e suas importâncias em nossas vidas.

Fé: Entendi que deveria ter fé e seguir firme em busca do meu caminho, sem olhar do lado, sempre acreditando que encontraria o que vinha procurando, sem me abalar por nada e por ninguém, superando obstáculos, movendo montanhas. Mas para continuar tendo fé é preciso receber graças, sintomaticamente num círculo infinito: tenho fé, recebo graças, recebo graças, tenho fé... Pularia do alto da montanha sem pára-quedas! E também não pularia, por fé.

Confiança: Tinha de ter a confiança e com ela nada me demoveria de encontrar o caminho que tanto procurava. Tive absoluta certeza que se continuasse nessa estrada encontraria meu destino. Ninguém tiraria isso de mim!

Coragem: Tinha de ter coragem, força, e nada me faria medo, nada me amedrontaria. Olharia de frente nos olhos dos inimigos, lutaria com leões e serpentes, e nada de mal me aconteceria.

Paciência: Por fim, ter paciência, pois tudo acontece ao seu tempo e para tudo há que se aguardar. Nada vem fácil e a espera dos acontecimentos é uma grande virtude sobre a qual não temos qualquer controle, pois tudo é cíclico e ordenado de forma que as coisas aconteçam como têm de acontecer. No tempo certo, tudo de bom acontecerá para todos.

Somente ao dominarmos os quatro ensinamentos dessas palavras conseguiremos alcançar a próxima palavra, aquela se tornará a mais importante para o resto de nossas vidas: Vitória!

Ninguém conquista a vitória sem passar pelo aprendizado das outras quatro importantes palavras.

Nada vem de fora para dentro. Tudo brota de dentro para fora, do fundo do nosso coração. É assim na terra como no céu!

Por isso, amigos leitores, comecem hoje mesmo a praticar, a recitar a todo instante as quatro palavrinhas. Incorpore-as ao seu cotidiano e delas se lembrem em todos os momentos importantes de suas vidas. Mentalizem essas palavras mágicas que elas lhes trarão a magia da liberdade!

Fé, Confiança, Coragem, Paciência = Vitória!


Texto recebido por email para ser publicado enviado pelo escritor e poeta;
Roque Assunção da Cruz (Roque Tarugo)

Um comentário:

  1. fabiana, gostei do seu texto, parabéns. Rituais externos de menhuma religião vai trazer paz e significado para a vida de ninguém. Somente a essência da religião pode elevar o homem. E essa essência é simplismente amar. Se o amor não for a síntese de uma religião, para nada ela vale. É apenas ritualismo sem sentido. Por isso, sigo o Nazareno que ensinou que amar é o maior poder do universo. Gostei das 4 palavrinhas realmente poderosas. O apóstolo paulo, no seu poema sobre o amor, termina dizendo que "permanecem a fé, esperança, amor. A maior delas, porém, é o amor" ! Coríntios 13.13. Portanto, eu acrescentaria o amor antes da fé, da coragem, e da paciência.
    O amor é a síntese da existência. Um grande abraço, se quiser, me visite em
    olharotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário