Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

17 outubro 2009

A conduta ética no esporte


Ética, drogas e esportes

A conduta ética deve ser parte integrante da vida esportiva, social e profissional de todos aqueles indivíduos envolvidos e compromissados com a saúde, com a educação e com o bem estar da coletividade.

Ética é simplesmente o conjunto de atitudes e sentimentos inter-relacionados indo do respeito ao ser humano e natureza em sua forma mais ampla, passando pela fidelidade aos objetivos cientificamente traçados para a vida profissional e culminando nos princípios morais e sociais dentre outros; os quais a natureza e o seu próprio eu.

A falta ética no meio esportivo é facilmente identificada por meio de ações tais como: manipulação de resultados esportivos, das falcatruas financeiras, das incitações e agressões físicas e verbais ou mesmo, do exercício de cargos por pessoas não habilitadas. Finalmente o uso de substâncias ilícitas que visam a quebras de recordes ou vitórias sobre os oponentes, fecha com chave de ouro a má fé a conduta anti-ética de tal praticante.

O doping gera desigualdade entre os atletas e equipes esportivas, pelos resultados irreais obtidos por atletas drogados. Os resultados dos recordes astronômicos são muitas vezes motivos de incentivo aos jovens atletas, por despertarem interesse por serem os recordistas, admirados e endeusados por tais façanhas.




Cópia do trabalho desenvolvido em sala de aula solicitado pelo professor de Educação Física Márcio Ribeiro do Colégio Eugênio Nabuco (Salvador-Ba) no qual estou cursando o 6° ano (antiga 5° série).
(Tainã Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário