Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

17 outubro 2009

Um problema! Drogas no Esporte



Problema no esporte

o esporte é de grande influência no desenvolvimento cultural, psíquico, motor e social de uma criança, refletindo na sua fase adulta. O esporte, pode e deve ser praticado por qualquer indivíduo, pois é de fundamental importância, para a saúde, mente, corpo e espírito. Por isso é necessário em nosso País (BRASIL), o incentivo maior por parte do governo e dos grandes empresários brasileiros.
Não existe barreiras e obstáculos para a prática de esportes, qualquer pessoa, adultos, idosos, portadores de deficiência física e crianças.


Drogas no esporte: estimulantes e anabólicas e outras

O problema das drogas ilícitas para promoverem o aumento da perfonnace fisica não é novo. Nunca em toda a história esportiva houve tanto consumo de drogas, principalmente por praticantes de modalidades não olímpicas. Paralelamente observamos na população em geral o uso descontrolado de medicamentos e drogas estimulantes e alucinógenas.

Existe hoje um comércio paralelo que vende drogas anabolizantes e outros ergogênicos, o qual é denunciado constantemente por matéria televisivas. A busca desequilibrada por um corpo escultural, e o baixo nível de conhecimento dos praticantes de musculação e outras atividades físicas, mantém o presente mercado negro em plena ascensão.

Abaixo encontra-se uma lista contendo algumas substância dopantes e as classes a que pertencem. As drogas só podem ser administradas por médicos e estão restritas no uso para tratamento de doenças. Algumas drogas são lícitas e nem este motivo são menos degradantes da saúde.


Drogas estimulantes:
Anfetaminas, cafeína em alta dosagens, cocaína, efedrina, salbutamol e outras. Drogas

Anabólicas:
Nandrolona, 19-norandrostenediol, 19-norandrostediona, oxandrolona, androstenediol, androstenediona, dehidroepiandosterona ou DHEA, testosterona etc.

Outras:
Maconha, álcool, tabaco, insulina, HGH etc.



Como atuam os anabolizantes?

Eles agem nas fibras dos músculos permitindo que elas retenham mais água e nitrogênio, favorecendo uma maior síntese proteica. Isto fará com que as fibras aumentem consideravelmente de tamanho, e os músculos fiquem mais resistentes e volumosos.



Doping no esporte:

O doping pode ser classificado como qualquer substância ilícita utilizada a fim de aumentar o desempenho atlético. As substâncias proibidas são distribuídas em 5 grupos principais, segundo o COI, Comitê Olímpico Internacional, e são:
1 - Estimulantes
2 - Narcóticos e analgésicos 3 - Anabolizantes
4 - Diurético
5 - Hormônios peptídicos e análogos



Fonte: Esteróides Anabolizantes - Aspectos Históricos, Complicações Clínicas e o Doping no Esporte - Parte ll. Newton Santos, FORMARAPIDA.COM e FISICULTURISMO.COM


Cópia da pesquisa solicitada pelo professor de Educação Física Márcio Ribeiro do Colégio Eugênio Nabuco (Salvador-Ba) no qual estou cursando o 6° ano (antiga 5° série).
(Tainã Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário