Caros leitores, vocês irão encontrar artigos diversos e ter o prazer de desfrutar nesse universo democrático que é o Espaço Livre.
Sita-se a vontade para postar comentários, enviar mensagens, perguntas, dar sugestões e fazer críticas.

16 janeiro 2011

Antigo Egito

*São por meio de suas criações culturais (artes, ciências, literatura e etc.), que as sociedades expressam as suas idéias que têm do mundo, da vida, os valores que defendem e etc.


Antigo Egito

A civilização egípcia iniciou sua história entre os rios Eufrates e Tigres, entretanto, foi às margens do rio Nilo que os egípcios, após se deslocarem até este, começaram o seu fortalecimento e crescimento.
A sociedade egípcia antiga possuía uma vida muito diversificada e complexa. Em função do grande desenvolvimento cultural, econômico e social, os egípcios possuíam uma vida cotidiana marcada por várias atividades.
A história do antigo Egito com seus 4 mil anos de duração é a mais longa experiência humana de civilização.
A cultura egípcia tinha um caráter essencialmente prático e atingiu níveis admiráveis. Os monumentos construídos com margens de erro diminutas resistiram ao passar dos séculos. Os egípcios inventaram um sistema de escrita, cultivaram a terra, extraíram minérios, foram mestres em artesanato, atingiram elevados conceitos filosóficos e morais. Mas como se desenrolava o dia-a-dia desse povo? Como eram suas cidades e suas casas? De que maneira eram educados? Como se alimentavam? Que conhecimentos tinham de medicina e de outras ciências? Como as mulheres tinham os seus bebês?


As Ciências
A ciência era voltada para a solução dos problemas do dia-a-dia. A matemática, por exemplo, procurava encontrar soluções para a medição das terras ou para o traçado dos planos das pirâmides e templos.
A religião, como em diversos outros setores da vida egípcia, também sempre interferiu e contaminou os aspectos científicos com a magia.


Medicina
Embora os conhecimentos fossem dominados por poucos, os médicos egípcios conheciam uma grande variedade de doenças. A medicina foi uma das ciências que se desenvolveu bastante, principalmente em função do tratamento que era dado aos cadáveres para preservá-los intactos.


Escrita
*Hieroglífica - Composta de pequenas figuras que representavam as coisas. Encontrava-se em inscrições formais nas paredes de templos e túmulos.
*Hierática – Escrita usada pelos sacerdotes nos textos sagrados.
*Demótica - Terceira forma de escrita, influenciada pelos gregos, era mais popular e usada nos contratos redigidos pelos escribas.



Sonhos
Para os egípcios atraves dos sonhos os deuses se comunicavam com os seres humanos. Os sonhos eram escritos no papiro.


Pirâmides
A pirâmide servia para guardar, em segurança, o corpo mumificado do faraó e seus tesouros. No sarcófago era colocado também o livro dos mortos, contando todas as coisas boas que o faraó fez em vida.
Um dos alimentos que costumavam está presente nas tumbas dos faraós era o vinho. Isso ocorria desde a I dinastia (c. 2920 a 2770 a.C.)


Mumificação
*Os egípcios acreditavam na vida após a morte, a morte apenas separava a alma do corpo, e foi por causa dessa crença que desenvolveram a técnica da mumificação.
*Mumificar um corpo era muito caro naquela época. Portanto, apenas os faraós e sacerdotes eram mumificados.
*De acordo com as características que apresentavam os animais considerados sagrados pelos egípcios também eram mumificados.
Chacal (esperteza noturna)
Gato (agilidade)
Carneiro (reprodução)
Jacaré (agilidade nos rios e pântanos)
Serpente (poder de ataque)
Águia (capacidade de voar)
Escaravelho (ligado a ressurreição)



Transporte
Os egípcios usavam muito o rio Nilo como via de transporte de mercadorias e pessoas. Para tanto, embarcações de todos os tamanhos eram utilizadas. As embarcações grandes eram feitas de madeira, enquanto as pequenas eram de fibras de papiro. Cavalos, camelos e bois também eram usados como meios de transportes.


Artes
No antigo Egito a sociedade estava muito ligada a crenças religiosas e o faraó exercia um grande poder sobre o povo. As artes foram muito influenciadas por esses dois elementos; toda a arte existente girava em torno dos deuses, do faraó e de sua corte.


Religião
A religião no Egito Antigo era marcada por várias crenças, mitos e simbolismos. A prática religiosa era muito valorizada na população egípcia, e penetrava em todos os aspectos do cotidiano da sociedade influenciando em todas as áreas.
Características da religião egípcia
-Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses).
-Cada cidade do Egito Antigo possuía um deus protetor.
- Outra característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte.


Esta pesquisa permitiu refletir sobre a grandiosidade da civilização egípcia, e as contribuições desta civilização na contemporaneidade.




FONTE DE PESQUISA
* História Integrada, da pré-história ao fim do império romano (José Jobson Arruda)
* O Fascino do Antigo Egito: http://www.fascinioegito.sh06.com/
* Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito
* Sua Pesquisa (História do Egito Antigo) http://www.suapesquisa.com/egito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário